quinta-feira, 2 de junho de 2011

Crescer em Comunhão: Atividade domingo de ramos!!!

Crescer em Comunhão: Atividade domingo de ramos!!!: " "

1ª OFICINA CATEQUÉTICA 2011 - MATERIAL

Dinâmica de um encontro catequético

1-     Chegar antes das crianças.
2-     Arrumar a sala (mesa com toalha, Bíblia, é essencial)
3-     As cadeiras devem estar em círculo.
4-     Acolher a todos com alegria e entusiasmo.
5-     Após acomodação de cada um cuidar para que desse momento até o final do encontro haja espiritualidade, não deixando se perder o sentido de escola da fé, não estão na escola e nada pode se assemelhar a ela.
6-     Após o devido acolhimento, o/a catequista convida as crianças a ficarem de pé e a colocar-se em atitude de oração.
A oração inicial é o momento indispensável e de muito respeito,é bom começar com o sinal da cruz , porém eu seja bem feito e se introduza algumas palavras a respeito da Santíssima Trindade.A oração deve ser espontânea ou preparada, rezando bem devagar voltando os olhos para Jesus.
7-      Quando já estiverem sentados (em círculo), o/a catequista conversa e deixa eles conversarem sobre sua vida, acontecimentos da semana , aniversários, um momento de descontração, fazendo em seguida a chamada verificando a presença na Missa do final de semana.
8-     Chegou o momento de recordarmos o Evangelho do domingo lembrando o tempo litúrgico que vivemos, é importante que o catequista tenha colado em seu caderno as leituras do folheto da missa para auxiliá-lo na explicação do evangelho, é indispensável o incentivo do catequista  para que aprendam a importância da Missa .
9-     Depois de já ter se preparado em casa e na oficina o catequista passa a falar sobre o que Deus ensina no tema do dia, se não consegue se expressar espontaneamente convém ter preparado um resumo no seu caderno durante a oficina para apresentar a eles ou ler o aprofundamento do tema que está no livro do catequista deve deixar bem claro o objetivo do tema e a frase de memorizar que deve estar anotada no caderno. Pedir que as crianças escrevam ou desenhe o que entenderam .De vez em quando convém dar uma avaliação, pesquisa ou tarefa para fazerem em casa, sobre o tema.
10- Que eles desenvolvam as atividades do encontro bem como respondam as perguntas de cada tema.
11- No final, deixar a sala limpa, fazer oração final e sair devagar com cuidado e sem muito barulho.
      Dinâmica de uma Oficina catequética
1-      Oração inicial
2-      O líder deve ter controle de presença dos seus catequistas.
3-      O líder deve primeiro dar os possíveis avisos colhidos na reunião do CPC  e observar juntos  os compromissos 
do mês (datas no calendário)
4-      Todos os catequistas devem ler os temas antes de vir para a oficina e trazer material necessário para montagem de cada encontro para que sejam divididos entre os catequistas.
5-      Convém que no livro grande se escreva a mensagem de cada gravura contida nos temas para comentar com as crianças e que eles também escrevam e anotar também a data em que se está trabalhando o tema.
6-      Não se deve passar textos para as crianças na lousa, apenas a frase de memorizar e resumo pequeno sobre o que Deus ensinou nesse dia, o objetivo do encontro é indispensável. 
7-      O cronograma não deve ser adiantado nem deixar que se atrase, há tempo suficiente para ser completados em todos os encontros.
8-      A liderança deverá estar presente em todas as reuniões do CPC e incentivar seus catequistas a participar das celebrações, festas e acontecimentos na paróquia como por Ex: A quadrilha, Corpus Christi, Semana Santa, Cerco, semana catequética e outros.
“Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para o seu seguimento ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora.” (Documento de Aparecida, 287)