terça-feira, 12 de abril de 2011

Encontro de catequese:"Domingo de Ramos"


 

TEMA: Jesus entra em Jerusalém
LEMA: Jesus é o rei humilde que o povo aclama com ramos e mantos espalhados pelo chão.
PREPARAR:Ramos de oliveira ou de outra árvore para todos,um crucifixo,retalhos de tecido,papel e lápis de cor.Preparar um altar na sala com toalha vermelha,bíblia aberta,velas,água,ramos em um vaso e cruz de mesa.
TEXTO BÍBLICO: Lc 19,28-38
ACOLHIDA: Partilhar a experiência de ter consolado alguma pessoa que está triste.
ORAÇÃO INICIAL: Oremos (pausa) , Jesus,nosso rei.Tu és humilde e simples, mesmo sendo nosso Deus e Senhor.Quando entraste em Jerusalém montado num jumento, foste aclamado como rei.Ensina -nos a acolher-te como rei de nosso coração,todos os dias de nossa vida.Amém.
(entregar esta oração em um papel ou cartãozinho, para todos os catequizandos fazerem a oração juntos e de preferência feita na porta da sala,ao final durante a oração do painel todos entram na sala).
MOTIVAÇÃO:Perguntar aos catequizandos,o que eles fazem para receber alguém que vem visitar a sua casa.E dizer que o povo da época de Jesus era muito receptivo ,e por isso Jesus foi bem recebido e aclamado como rei em Jerusalém.Sendo isso que veremos no encontro de Hoje.
PREPARANDO O TERRENO PARA RECEBER A BOA NOVA:Jesus nunca se cansou de caminhar.Após três anos de muito trabalho, tomou a firme decisão de ir para Jerusalém. Lá estava o lugar mais importante para os moradores daquele lugar: o templo.Jesus entrou naquela cidade e foi muito bem recebido pelo povo que estava nas ruas. Pegaram ramos para acenar e jogava mantos no chão para Jesus passar.
LEITURA BÍBLICA: Lc 19,28-38
EXPLANAÇÃO DO TEMA: Perguntar aos catequizandos:
1. Para onde Jesus foi com seus discípulos?
2. Quando se aproximou do Monte das oliveiras, o que Jesus pediu a dois discípulos?
3. O que fizeram os discípulos?
4. Como Jesus entrou na cidade de Jerusalém?
5. O que a multidão fez?
6. Porque todos aclamavam Jesus?
7. O que dizia a multidão?

Em seguida explicar aos catequizandos o sentido da missa de domingos de ramos e explicar o sentido da entrada de Jesus em Jerusalém.
ATIVIDADE: Distribuir um ramo de arvore para cada catequizando.Usando os retalhos que trouxemos, escrever em papéis e colar nos retalhos o que podemos fazer para agradar Jesus com a nossa vida.Colocar os retalhos, em forma de tapete,perto da Cruz de Jesus.Concluir rezando o Santo.
GESTO CONCRETO DA SEMANA:Colocar o ramo recebido neste encontro perto da bíblia.E colocar também um cartão com a frase: Jesus é o rei da minha família.Deixar durante toda a semana.Reunir a família e rezar um Pai - Nosso.
ORAÇÃO FINAL: Pedir a um catequizando para fazer a oração e em seguida cantar a música:"Hosana hey,Hosana ha".

Um comentário:

  1. sabrina/ Rio de Janeiro15 de abril de 2011 04:20

    Ola,seu blog é maravilhoso,continue assim evangelizando.

    ResponderExcluir