quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O que você precisa saber para batizar seu bebê

Por que batizar o bebê?

O batismo de crianças é uma tradição da Igreja Católica ligada ao desejo dos pais e familiares de que o bebê receba uma bênção e tenham uma iniciação religiosa. Além disso, é uma celebração para a família e amigos próximos, uma ocasião de comunhão entre as pessoas que cercam a criança. 

Outras igrejas cristãs preferem não batizar crianças pequenas, porque acreditam que o batismo é feito quando há arrependimento de pecados e as crianças não teriam consciência disso. 

Nesse caso, o batismo é feito, dependendo da igreja, com crianças maiores (por volta de 10 anos ou até bem mais). Os bebês são apenas apresentados à comunidade durante um culto, onde recebem uma bênção. Os pais declaram sua responsabilidade em criar seus filhos dentro da fé e ensinamentos cristãos. 

Qual é a melhor idade para fazer o batizado?

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que ele seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. 

Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e acaba "atrapalhando" a cerimônia. 

Crianças maiores (a partir de 6 ou 7 anos, mas também varia de acordo com a igreja) recebem outro tipo de preparação para o batismo. 

Você vai precisar de algum tempo para definir a paróquia e saber se ela exige que pais e padrinhos façam algum tipo de curso ou preparação. 

Caso você pretenda usar uma camisola (mandrião) tradicional, herdado de alguém da sua família, não deixe de calcular o tamanho do bebê até a época do batismo. 

Tem que marcar o batizado com antecedência?

Sim, é preciso marcar a cerimônia de batizado com antecedência. Cada igreja tem um calendário de batismos. Em geral, exige-se que pais e padrinhos façam um curso, e os cursos só estão disponíveis em determinadas datas. 

Por isso, é preciso se informar na paróquia escolhida sobre as datas de cursos e da cerimônia. 

Algumas igrejas fazem o batismo individual. Outras fazem um batizado coletivo, quando vários bebês são batizados ao mesmo tempo. 

Os pais precisam frequentar a igreja para batizar seu filho?

Geralmente não, mas alguns padres podem fazer essa exigência. O mais comum é que as paróquias só aceitem batizar crianças cujos pais sejam católicos -- ou ao menos um deles. 

Outras paróquias não aceitam batizar caso os pais não sejam casados na Igreja Católica. As regras específicas devem ser obtidas na paróquia escolhida para a cerimônia, assim como a lista de documentos a serem apresentados. 

Algumas igrejas exigem que os pais sejam frequentadores daquela paróquia específica, ou que morem naquela região. 

Quem pode ser padrinho?

Para fazer o batizado na Igreja Católica é preciso escolher um padrinho e uma madrinha. Pela importância do ato, escolha pessoas próximas, em quem confie e com quem poderá contar nos próximos anos. Tradicionalmente, os padrinhos são pessoas presentes e que acompanhem o crescimento da criança. 

Existe a expectativa de que os padrinhos sejam católicos, para ajudarem no crescimento da criança dentro da fé cristã. Mas existem paróquias que não questionam se os padrinhos são ou não católicos. A maioria das igrejas também exige que os padrinhos sejam maiores de 16 anos. 

Pais e padrinhos têm de fazer curso?

Sim. Em grande parte das paróquias pais e padrinhos devem fazer um curso para se preparar para o batizado. 

O objetivo do curso é fazer pais e padrinhos entenderem melhor a cerimônia, o que ela representa e suas responsabilidades em relação à criança batizada. A duração do curso também varia de paróquia para paróquia. Pode ser só uma reunião, num fim-de-semana, ou podem ser várias. 

A cerimônia de batizado tem custo?

Normalmente as paróquias estabelecem uma taxa de batismo, para cobrir os custos. Há outras que pedem uma doação em qualquer valor. 

Você precisa se informar na paróquia em que pretende batizar a criança. 

Com qual roupa batizar a criança?

Em princípio, o bebê pode usar qualquer roupa que dê acesso fácil ao peito (onde, em algumas igrejas, é colocado um pouquinho de óleo). 

O mais tradicional é usar uma roupa branca, que representa a pureza. Pode-se usar também o mandrião, uma roupa de batismo, espécie de vestido longo branco, usado tanto por meninos como meninas, e que costuma passar de geração para geração. 

Outro costume é de a madrinha providenciar a roupa de batizado do bebê, se ela não tiver passado de geração para geração. Mas trata-se apenas de um costume, não de uma regra. 

A água molha todo o bebê, na cerimônia?

Não. Na Igreja Católica, o batismo não é de imersão, como em outras igrejas, mas de "aspersão". Isso significa que se molha apenas a cabeça da criança. 

A criança, no colo da madrinha, fica posicionada sobre a pia batismal, onde o padre derrama água com uma jarra sobre a testa da criança. O padrinho posiciona-se ao lado. 

Em algumas igrejas em que a pia não é fixa, o padre pede para que o padrinho segure a bacia batismal. A cabeça pode ser seca logo em seguida por uma fralda. Você pode levar um paninho ou fraldinha mais bonitinhos para essa hora, mas não precisa ser nada especialmente feito para este momento (embora as lojas vendam kits com paninhos especiais para o batismo). 

Qual é a comemoração mais adequada para um batizado?

O tipo de comemoração do batizado vai depender do horário da cerimônia e da vontade da família. É claro que não é obrigatório fazer festa, mas a maioria dos pais gosta de convidar pelo menos os padrinhos e os avós da criança para uma comemoração íntima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário